Apresentação

  • Logo do evento, em fundo branco. À esquerda, a representação de uma estrela cadente laranja e seu rastro, em arco, formado por barras azuis, que remete a Estátua do Pórtico dos Reis Magos, situada na entrada da cidade de Natal. Abaixo, em laranja: “7º GRUPECE” e o desenho de três pessoas de mãos dadas escrevendo o nome do evento. À direita, em azul: “Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias. Natal - Rio grande de Norte. Pesquisa, direitos humanos e justiça social”. Abaixo, em laranja: “30 de junho a 02 de julho de 2021”. Fim da descrição.

APRESENTAÇÃO

O 7º Seminário do GRUPECI – construindo possibilidades em meio à adversidade.

A realização da 7ª edição do “GRUPECI” estava prevista para acontecer em Natal, RN, em novembro de 2020, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – Campus de Angicos. Entretanto, em decorrência da crise sanitária e política instaurada em nosso país – como em todo o mundo – pela pandemia da Covid-19, o encontro foi adiado para o período de 30 de junho a 02 de julho de 2021. Frente à nova e adversa realidade, a Comissão Organizadora e os Grupos de Pesquisa são instados a enfrentar o desafio de realizar o evento de forma remota/online – possibilidade de manter vivo o diálogo, mais que nunca, imprescindível.

Esse tempo de crise trouxe a interrupção das atividades presenciais em espaços essenciais às vidas das crianças – como as creches, pré-escolas, escolas, parques, áreas de lazer – e a consequente reorganização de rotinas de muitas famílias com a agudização da precariedade das condições já existentes. Restringiram-se as possibilidades de interações, de convivência, de brincadeira, de participação, de exploração e experimentação de múltiplas linguagens. Como essas mudanças têm afetado as crianças? Como têm sido enfrentadas e sentidas pelos profissionais e instituições que trabalham com/para a infância? Essas questões somam-se às outras igualmente relevantes ao conhecimento sobre as crianças, suas vidas e as diferentes atuações profissionais dedicadas a elas.

O 7º GRUPECI, com seu tema central “Pesquisa, Direitos Humanos e Justiça Social” se apresenta, portanto, como espaço de compartilhamento de produções relativas às crianças e à(s) infância(s) nesse e em outros tempos, bem como de metodologias de investigação que dão visibilidade aos sujeitos da infância em suas singularidades, nos diferentes contextos sociais em que vivem, podendo contribuir para o registro histórico de limites e possibilidades de proteção, participação, cuidado e educação das crianças nas adversas condições da crise social que vivemos.

  • Fotografia panorâmica colorida da fachada do prédio do Centro de Convenções de Natal, durante o dia. O prédio é composto por três volumes retangulares. O primeiro deles, corresponde a uma marquise branca que se projeta para o estacionamento, na qual se localiza a porta de entrada, à direita. Uma uma fileira horizontal de pequenas janelas de vidro, situa-se à esquerda. O segundo volume, fica atrás do primeiro e é bem mais alto, é pintado de cinza com largas linhas paralelas horizontais brancas. No canto superior esquerdo, está escrito, em letras brancas e em relevo: “CENTRO DE CONVENÇÕES DE NATAL”. Já no canto superior esquerdo, há uma espécie de painel vertical de alumínio, de cor vermelha com três janelas pequenas. No lado direito do segundo volume, agrega-se o terceiro volume, mais extenso e mais baixo, com pequenas janelas de vidros, e sobre elas um painel de alumínio branco. Na frente do prédio, vê-se o estacionamento em paralelepípedo e em sua lateral direita, uma elevação inclinada de contenção, gramada. Fim da descrição.
  • Fotografia panorâmica, colorida, da Ponte Nilton Navarro da Cidade do Natal, ao anoitecer, com céu azul e várias nuvens brancas. Ponte estaiada e apoiada em várias colunas de concreto, cujas luzes amarelas refletem na superfície das águas, marcando o encontro do rio Potengi com o mar. Fim da descrição.
  • Fotografia panorâmica, colorida, em formato horizontal, da praia de Ponta Negra, com destaque, ao fundo, para o morro do careca, formação elevada com vegetação nativa com uma larga faixa de areia que se inicia na praia e finda no cume do morro. Algumas pessoas caminham perto das pequenas ondas que se quebram. Várias nuvens, em tom de rosa e vermelho, povoam o céu azul. Toda a paisagem é refletida na areia molhada da praia, saudando a manhã que chega. Fim da descrição.
  • Fotografia colorida em formato horizontal de uma cesta de cipó com cajus amarelos, situada no canto inferior direito da imagem, sobre grossas raízes de um cajueiro que percorrem todo o chão, junto às folhagens secas. Fim da descrição.
  • Fotografia colorida do monumento “Pórtico dos Reis Magos” registrada ao final da tarde. Acima, cruzando o céu, o pórtico branco de concreto, que remete ao rastro de uma estrela. Na sua ponta, uma estrela de ferro tridimensional e vazada. Abaixo, às margens da BR-101, numa elevação coberta por grama, as estátuas dos três Reis Magos, de cor branca. Ao fundo, um canteiro de plantas e algumas construções. Fim da descrição.

SOBRE A ARTE DO 7º GRUPECI

Desde o 1º Seminário do GRUPECI faz parte da identidade visual do evento o que se configura como sua logo: a figura de três crianças que estão em pé, de costas, como se estivessem pintando-olhando o número ordinal da edição a ser realizada e a sigla GRUPECI. As crianças, de tamanhos distintos, estão de mãos dadas e aparecem em silhueta ou sombra. Convencionou-se, a partir de então, que a cada edição do evento, se acrescentaria, a essa “base”, um símbolo do local onde seria realizado.

Para o 7º GRUPECI, a artista e design potiguar Eriadne Teixeira do Nascimento manteve a logo do evento e, acima dela, inseriu a imagem de uma estrela cadente, em técnica de xilogravura, arte tradicional da região Nordeste. A estrela é formada por cinco losangos em cor laranja dos quais saem seis raios na cor laranja escuro, quase vermelho, e uma longa cauda de vários raios em tons de azul que parecem se movimentar. É a estrela-guia dos Reis Magos, símbolo da cidade de Natal.

A impressão que se tem é que no 7º GRUPECI as crianças que marcam a logo do evento pintaram e olham também a estrela que que anuncia o novo. E pintaram com cores e formas que remetem à “cidade do sol” e do mar, do vai e vem das ondas com distintos tons de azul. A composição da imagem também remete ao pórtico de entrada da cidade de Natal, o qual é composto por uma estrela-guia suspensa sobre a BR 101 (rodovia que atravessa o Brasil) e, abaixo dela, no chão, os Três Reis Magos com mais de três metros de altura, cada.

Infelizmente, pelo contexto de pandemia, o 7º GRUPECI não será presencial. Se tivéssemos a possibilidade de recebê-los(as) em nossa cidade, a estrela-guia e os Reis Magos seriam os primeiros a dar-lhes as boas-vindas. Assim, enviamos para cada um(a) de vocês a luz e fulgor da estrela de nossa cidade, do nosso Rio Grande do Norte, pintada-olhada pelas crianças que são a razão da existência deste evento. A arte é livre para interpretações, essa é a nossa, faça também a sua.

Muita luz para todos(as).

EIXOS TEMÁTICOS

Para fins de organização e aprofundamento das discussões, os encontros têm assumido, como focos de organização, os seguintes eixos temáticos:

1. História e Concepções de Infância
2. Infâncias, Direitos Humanos e Políticas Públicas
3. Infância, Arte e Mídias
4. Infâncias, Práticas Educacionais e Formação de Professores
5. Crianças, Infâncias, Diversidade e Inclusão

CRONOGRAMA

Inscrições para Ouvintes sem Apresentação de Trabalho10 de fevereiro de 2021 até 27 de maio de 2021 29 de junho de 2021
Inscrições para Participantes Membros de Grupos de Pesquisa com Apresentação de Trabalho10 de fevereiro de 2021 até 26 de março 20 de abril de 2021
Submissão de Arquivo com Apresentação do Grupo e Resumos dos Trabalhos15 de fevereiro de 2021 até 26 de março 20 de abril de 2021
Publicação da listagem dos resumos aceitosAté 28 de abril 11 de maio de 2021
20 de maio de 2021 27 de maio de 2021
Inscrição de Livros para Lançamento09 de março de 2021 até 30 de abril de 2021
Prazo final para envio dos textos completosAté 26 de maio de 2021 01 de junho de 2021 20 de junho de 2021 31 de julho de 2021 31 de agosto de 2021
Realização do evento30 de junho de 2021 a 02 de julho de 2021

ORGANIZAÇÃO

COORDENAÇÃO GERAL

Denise Maria de Carvalho Lopes – PPGEd UFRN
 Elaine Luciana Sobral Dantas – UFERSA

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adelaide Alves Dias – PPGE/UFPB e CAPF/UERN
Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho – UFPA
Danielle Medeiros de Souza – NEI UFRN
Fernanda de Lourdes Almeida Leal – UFCG
Francisca Edilma Braga Soares Aureliano – UFRN
Giovana Carla Cardoso Amorim – UERN
Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo – UFRN
Jacyene Melo de Oliveira Araújo – UFRN

Maria Cristina Leandro de Paiva – UFRN
Maria de Fátima Carvalho – UNIFESP
Maria Reilta Dantas Cirino – UERN
Mariangela Momo – UFRN
Marianne da C. M. Dantas de Rezende – NEI UFRN
Milena Paula Cabral de Oliveira – UFERSA
Silvia Helena Vieira Cruz – UFC
Vera Maria Ramos de Vasconcellos – ProPed/UERJ

MONITORES

Aline da Costa Dantas – UFERSA
Ana Clarissa Gomes de França – UFRN
Daniela Cristina Nunes Mendes – UFERSA
José Maria Neto – UFERSA

Mirucha Mikelle Nunes de Lima Meneses – UFRN
Paulo Victor da Silva Almeida – UFERSA
Rayssa Cruz de Farias Coutinho – UFRN
Úrsula Gabriela Dantas de Menezes – UFRN

EQUIPE TÉCNICA

Jefferson Rodrigues do Nascimento – UFERSA
Desenvolvimento e Comunicação do Site
Eriadne Teixeira do Nascimento – UFRN
Identidade Visual do 7º Grupeci
Igor Wescley Silva de Freitas – UFERSA
Técnico de Tecnologia da Informação

COMITÊ CIENTÍFICO

Adelaide Alves Dias
Altino José Martins Filho
Ana Carolina Perrusi Brandão
Ana Lúcia Goulart De Faria
Ana Luísa Nogueira De Amorim
Ana Luíza Bustamante Smolka
Ana Maria Orlandina Tancredi
Ana Paula Soares Da Silva
Anete Abramowicz
Ângela Maria Rabelo Ferreira Barreto
Angela Maria Scalabrin Coutinho
Beleni Salete Grando
Catarina De Souza Moro
Célia Regina Serrão
Claudia Panizzolo
Clériston Isidro Dos Anjos
Clotilde Rosseti Ferreira
Damaris Gomes Maranhão
Daniela Finco
Denise Maria Carvalho Lopes
Elaine Luciana Sobral Dantas
Fabiana Canavieira
Fernanda De Lourdes Almeida Leal
Gabriela Medeiros Nogueira
Giovana Carla Cardoso Amorim
Hilda Aparecida Linhares Da Silva Micarello
Iolete Ribeiro Da Silva
Ivone Garcia Barbosa
Jacyene Melo De Oliveira Araújo
Jader Janer Moreira Lopes
Jaqueline Pasuch
Léa Tiriba
Lenira Haddad
Ligia Maria Motta Lima Leão De Aquino
Lívia Maria Fraga Vieira

Lourival José Martins Filho
Magali Dos Reis
Marcia Aparecida Gobbi
Maria Carmen Silveira Barbosa
Maria Cristina Leandro De Paiva
Maria Cristina Soares De Gouvêa
Maria De Fátima Carvalho
Maria Fernanda Rezende Nunes
Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Maria Reilta Dantas Cirino
Mariangela Momo
Mariete Félix Rosa
Marlene Oliveira Dos Santos
Michelle De Freitas Bissoli
Mônica Correia Baptista
Ordália Alves Almeida
Patrícia Corsino
Patrícia Lima Martins Pederiva
Paulo Sérgio Fochi
Regina Aparecida Marques De Souza
Rita Marisa Ribes Pereira
Rodrigo Saballa De Carvalho
Ros Nia Campos
Rosimeire Costa De Andrade Cruz
Silvia Helena Vieira Cruz
Simone Santos De Albuquerque
Sinara Almeida Costa
Sônia Regina Dos Santos Teixeira
Suely Amaral Mello
Sumika Soares De Freitas Hernandez-Piloto
Tacyana Karla Gomes Ramos
Vera Maria Ramos De Vasconcellos
Verena Wiggers
Viviane Ache Cancian
Walter Omar Kohan

REALIZAÇÃO

APOIO

%d blogueiros gostam disto: