Normas


1. ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Por se tratar de um evento destinado às produções acadêmicas realizadas nos grupos de pesquisa, as submissões de trabalhos para apresentação oral devem ser realizadas pelo grupo. Com base nesse formato de evento, não serão aceitos trabalhos submetidos individualmente.

Cada grupo de pesquisa poderá escrever um conjunto de até 3 (três) trabalhos, indicando a sua vinculação em um dos eixos temáticos do evento. Cada trabalho do grupo poderá ter até três autores.

Todas(os) as(os) autoras(es) e coautoras(es) deverão estar inscritas(os) no evento antes da submissão dos trabalhos.

Os textos completos dos trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados em E-Book.

1.1 TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA E RESUMOS

O(a) coordenador(a) deverá enviar o texto de apresentação do grupo de pesquisa e as informações sobre os trabalhos que serão apresentados no evento em um único arquivo anexado ao formulário disponível no site.

Um dos autores de cada trabalho deve enviar o resumo, que será submetido à apreciação do Comitê Científico, na plataforma de submissão dos trabalhos, disponível no site.

Cada trabalho submetido deve identificar o grupo de pesquisa à qual está vinculado.

O arquivo enviado pelo coordenador, inicia com o texto de apresentação que deve situar o grupo de pesquisa e as propostas de trabalhos a serem apresentadas no evento. O referido texto deverá obedecer a seguinte formatação: tamanho de 3.000 a 3.500 caracteres (incluindo os espaços, espaço entre linhas 1); o nome do Grupo de Pesquisa (letras maiúsculas, centralizado e negrito); o nome do(a) Coordenador(a) do Grupo e a Instituição a qual o Grupo está vinculado (letras maiúsculas/minúsculas, alinhado à direita e negrito).
Na sequência, deverão ser apresentados os títulos e respectivos autores dos trabalhos que serão submetidos pelo grupo, sendo no máximo três.

No arquivo submetido por um dos autores de cada trabalho do grupo deve conter apenas o seu resumo com a seguinte formatação: tamanho de 3.000 a 3.500 caracteres (incluindo os espaços, espaço entre linhas 1); deverá ser colocado o título do trabalho (letras maiúsculas, centralizado e negrito); nome do(os) autor(es) (letras maiúsculas/minúsculas, alinhado à direita e negrito); e palavras-chave (máximo de três).

Obs. Não serão aceitos trabalhos sem vinculação aos grupos de pesquisa e/ou que não estejam informados nos arquivos submetidos pelos(as) coordenadores dos grupos.

1.2 TEXTO COMPLETO DOS TRABALHOS

Após a confirmação de aprovação dos trabalhos, os textos completos dos respectivos resumos deverão ser enviados à secretaria do evento (por apenas um dos autores), conforme o cronograma.

Os trabalhos completos serão enviados à secretaria do evento, em arquivo anexo e único, em campo próprio do site.

O arquivo enviado deverá conter o texto de apresentação do grupo, em seguida cada trabalho completo. (Observar modelo do Template)

Cada trabalho deverá obedecer à seguinte formatação: Título (letras maiúsculas, centralizado e negrito); nome(s) do(s) autor(es), da(s) instituição(ões), do grupo de pesquisa que pertence o(os) autor(es), e-mail de contato e, quando houver, a agência financiadora de pesquisa (letras maiúsculas/minúsculas, alinhado à direita e negrito); introdução; desenvolvimento; resultados e discussões; conclusão ; lista de referências utilizadas em conformidade com as normas da ABNT. Cada trabalho completo poderá ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, com espaço de entre linhas 1,5, margem superior e esquerda: 3 cm; margem inferior e direita: 2 cm; fonte: Times New Roman, 12 pontos.

O texto completo pode ser apresentado com ilustrações e gráficos, desde que as fontes sejam devidamente mencionadas.

1.3 DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO GRUPO, DOS RESUMOS E TEXTOS COMPLETOS

Formato para envio: .DOCX; tamanho da página: A4; margem superior e esquerda: 3 cm; margem inferior e direita: 2 cm; fonte: Times New Roman, 12 pontos; citações e referências devem obedecer às normas da ABNT.

2. ORIENTAÇÕES PARA A SESSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL NO VII GRUPECI

Para as apresentações dos trabalhos, cada grupo deve organizar o tempo de 05 (cinco) minutos para apresentação geral do grupo e 15 (quinze) minutos para cada trabalho.

A plataforma utilizada será a Rede CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). Informamos que, por medida de segurança, os links das salas virtuais apenas serão divulgados com 24 horas de antecedência no site do GRUPECI. Fiquem atentos!!!

As salas virtuais serão abertas 30 minutos antes do início de cada sessão. Pedimos aos autores para entrar com antecedência para testar microfone e câmera, e ainda enviar ao monitor da sala a sua apresentação.
Antes de iniciar a sessão, o(a) monitor(a) responsável pela sala virtual irá informar o e-mail para que os autores enviem a apresentação. O arquivo da apresentação deverá ser enviado no formato .pdf e ter o tamanho máximo de 30Mb.

Os microfones e câmeras devem ser permitidos ao entrar na sessão, no entanto só devem ser ativados no momento da apresentação.

Orientações para participação de ouvintes nas sessões de comunicação oral

Cada sala virtual da Rede CAFe tem capacidade de 75 pessoas.
Lembramos aos participantes na condição de “ouvintes” que deverão manter câmera e microfone desligados durante toda a sessão. Poderão consultar na programação as sessões dos eixos que desejam participar e acessar pelo link divulgado.

2.1 Informações gerais para material visual acessível
Quanto à formatação (Slides, Documentos em Word, PDF etc.)

• Utilizar somente fontes limpas, sem serifas, como: Arial, Verdana, Calibri e Tahoma;
• Não empregar fonte inferior a Arial 20 para os textos;
• Procure respeitar o espaçamento de 1,5 entre as linhas, não sendo necessário espaçamento antes ou após os parágrafos (0 pt);
• Procure deixar os slides com até 8 linhas de texto;

Exposição oral

1. Ao iniciar a apresentação, o apresentador deverá identificar-se e fazer uma breve descrição de suas características e do ambiente. Exemplo: “Olá! Me chamo Maria, tenho pele clara, cabelos loiros encaracolados e cumpridos, olhos castanhos claro e lábios finos. Estou de blusa verde e atrás de mim, há uma parede com prateleiras com uma planta e livros”.
2. Depois, explique como será a apresentação, fornecendo informações que considerar importantes para a compreensão do que for expor:
2.1 Como será a apresentação;
2.2 Qual será a quantidade de slides, cores utilizadas, entre outras informações.

Contraste

Todos os slides deverão apresentar alto contraste. Priorize fundos claros com letras pretas, ou fundo escuro com letras brancas.

Exemplo de boas relações de contraste:

Preto sobre Branco; Preto sobre Cinza Claro; Branco sobre Preto; Amarelo sobre Preto; Verde Escuro no Cinza Claro.
Exemplo de boas relações de contraste:

Exemplo de relações ruins de contraste:

Amarelo sobre Verde Claro; Azul Anil sobre Branco; Azul sobre Laranja; Amarelo sobre Azul; Verdade Claro no Cinza.
Exemplo de relações ruins de contraste
Elementos gráficos

• Tente utilizar imagens simples, com contornos bem definidos e bom contraste (elas devem ter bom contraste em seus elementos bem como contrastar bem com a cor de fundo que o apresentador escolher para os seus slides);
• Em gráficos e diagramas, não usar tom sobre tom, procurando colorir cada série em cores contrastantes e de fácil distinção através da legenda.

Atenção: DESCREVA TODAS AS IMAGENS que estiverem sendo exibidas.

Evite

• Evite o uso exagerado de imagens, principalmente quando forem meramente ilustrativas, não sendo necessárias à compreensão do conteúdo exposto;
• Evite a utilização de imagens pequenas;
• Evite ampliar imagens que possuam baixa definição para que não resultem em um aspecto “quadriculado” ou esticado;
• Evitar itálico e/ou fontes de letra cursiva;
• Evite parágrafos extensos.

%d blogueiros gostam disto: